SISTEMA RESPIRATORIO
Orgãos do sistema respiratório
Nariz
Faringe
Laringe
Traqueia
Brônquios e bronquíolos
° porção respiratória: Tecidos intrapulmonares em que ocorrem as trocas gasosas: alvéolos pulmonares(pulmão).
NARIZ Cada uma das duas fossas nasais(septo) possuem uma abertura anterior denominada narina e uma abertura posterior denominada coana. Internamente são revestidas por uma membrana mucosa denominada pituitária. É essa mucos que produz o muco nasal, indispensável para o sentido do olfato. As narinas apresentam ainda, pelos delgados e curtos denominados vibrissas.
Função :
Umidificar o ar inspirado epitélio aquecer o ar inspirado conchas nasais filtrar o ar inspirado pelos grossos
LARINGE
É um tubo curto de cartilagem, revestido por uma camada mucosa, que conecta a faringe à traquéia. Encontramos na sua composição algumas cartilagens:
Tireóidea: Consiste na cartilagem hialina, formando o “pomo de adão”.
Epiglote: tecido em forma de folha fixado próximo a cartilagem tireóidea. Função: permitir a respiração e adeglutição, fechando os sistemas quando necessários. O ato da deglutição inibe o respiratório e vice-versa
Cricóidea: anel de cartilagem hialina fixada no primeiro anel da traqueia.
Aritenóideas: fixam as pregas vocaise os músculos da faringe , atuam na produção da voz.
PRODUÇÃO DE VOZ:
Pregas vestibulares: superiores e falsas
Pregas vocais: inferiores e verdadeiras. Produzem o som ao passar do ar expiratório.
FARINGE
É um tubo afunilado que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. Sua parede é composta de músculo esquelético e revestida por uma túnica mucosa. A faringe funciona como uma passagem para o ar e também alimentos e ainda forma uma câmara de ressonância para os sons da fala.
TRAQUÉIA
É um canal cilíndrico, com aproximadamente 12cm de comprimento, e se bifurca inferiormente, formando dois brônquios. É um tubo de estrutura fibrosa que apresenta 15 a 20 anéis cartilaginosos (em forma de C ), cuja função