Sistema Respiratorio
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO E RESPIRATÓRIO
TUTORA: Profa. Dra. DANIELA MARTINS DA SILVA
ALUNO: Poliana Londe Rodrigues.
DATA DE ENTREGA: 08/08/2014.
ATIVIDADE II (valor 1,0)
PESQUISA
RESPONDA AS QUESTÕES BASEADO NO CONTEÚDO DIDÁTICO E OUTRAS REFERÊNCIAS, ACRESCENTE JUSTIFICATIVA E A REFERÊNCIA UTILIZADA.
1. Admite-se que os grupo SH reagem com as pontes dissulfuradas da cistina existente no muco, com a sua ruptura e fluidificação do muco. A acetilcisteína produz também um efeito irritativo da mucosa brônquica que pode induzir bronco espasmo, pelo que está contra indicada em asmáticos. Utiliza-se em nebulização, aplicação direta ou instilação intrataqueal. Estes devem ser utilizados com precaução ou evitados em doentes com transornos gástricos nomeadamente úlcera. Complete a sentença corretamente, com o nome da substância:
a. Bromexina
b. Mentol
c. Dextrometorfano
d. Noscapina
e. Acetilcisteína
Resposta: Letra e - acetilcisteína.
Justificatica: A ação mucolítica da acetilcisteína, derivado do aminoácido natural cisteína, deve-se ao mecanismo de lise físico-química, atribuível à presença na molécula de um grupo sulfidrílico livre que interage com as ligações S-S das cadeias mucoprotéicas provocando a cisão destas e determinando, dessa maneira, uma diminuição da sua viscosidade. Estudos in vivo e in vitro atestam que acetilcisteína é capaz de proteger as células pulmonares contra o dano provocado por radicais livres oxidantes. A atividade de "varredor de oxidantes" é exercida tanto diretamente como indiretamente, através da manutenção e/ou incremento dos níveis da glutationa, da qual a acetilcisteína é precursora.
O conjunto destas propriedades confere à acetilcisteína a capacidade de agir positivamente sobre os estímulos tussígenos de tipo irritativo, sem interferir na tosse produtiva.Também foi documentado que a glutationa e seus precursores protegem da agressão