Sistema respiratorio
No homem, como a maioria dos seres vivos, ocorrem trocas gasosas entre o organismo e o meio ambiente, ou mais propriedades entre corrente sanguíneas e o ar. O mecanismo que possibilita essas trocas denomina-se respiração.
Dividindo-se em vias aéreas superiores, como boca, narina, faringe, laringe, e traquéia.
Pulmões, cada pulmão é dividido em lobos. O pulmão esquerdo tem lobos superiores e inferiores, ao passo que direito tem lobos superior, médio e inferior.
2. Fisiologia da Respiração
A respiração ou ventilação dos pulmões é um processo automático geralmente rítmico e controlado por mecanismo central (centro respiratório, tronco encefálico).
Respiração é a troca de gases entre o organismo e o meio externo. A entrada de oxigênio no organismo e a eliminação do dióxido de carbono são realizadas pelo sistema respiratório.
O ar penetra pela boca ou pela narina, passa pela faringe, laringe e traquéia, que se ramifica em dois brônquios. Estes, por sua vez, se desdobram em inúmeras ramificações -os bronquíolos -, ate terminarem nos alvéolos, onde se processa a troca de gases (hematose), ou seja, onde é feita a troca do gás carbônico pelo oxigênio.
3. Divisão do sistema respiratório
Os pulmões são, portanto, os órgãos essenciais desse sistema. São vísceras ocas, volumosas, elásticas, co a parte inferior apoiada no diafragma. Cada pulmão esta envolto por duas membranas denominadas pleuras. Estas se dividem em parietal (externa), que se fixa na caixa torácica, e visceral, que se encontra aderida ao pulmão. Entre as duas há um espaço livre (cavidade pleural) em cujo interior existe uma pequena quantidade de liquido que permite os movimentos do pulmão sem que as membranas atritem uma contra a outra.
A faringe é um órgão comum ao sistema respiratório. Ela se divide em duas partes bucais (aonde chega o bolo alimentar) e nasais (aonde chega o ar).
A laringe é