sistema respiratorio
Os mamíferos apresentam pulmões grandes e com lobos, de aparência esponjosa devida à presença de um sistema de ramificações delicadas dos bronquíolos em cada pulmão, terminando em câmaras fechadas de paredes finas (os pontos de trocas gasosas), chamadas de alvéolos.
A presença de uma estrutura muscular, o diafragma, exclusiva dos mamíferos, divide a cavidade peritoneal da cavidade pleural, além de auxiliar as costelas na inspiração.
Os Mamíferos são um dos maiores grupos de animais e o que os torna comuns é o fato de mãe amamentar os seus filhotes através do leite produzido por suas glândulas mamárias. Mas, além dessa característica comum as espécies também podemos destacar a respiração dos Mamíferos que se assemelha devido a construção interna do sistema respiratório.
Grande parte dos Mamíferos possui pulmões grandes e que possuem lobos, além de ter uma forma esponjosa. Essa forma que lembra uma esponja se deve ao fato de que os pulmões possuem muitas ramificações como os bronquíolos.
Os bronquíolos, por sua vez, terminam em câmaras fechadas que possuem paredes finas e que são responsáveis pela realização de trocas gasosas que são os chamados alvéolos. Outra característica que é especifica dos Mamíferos é o Diafragma. Essa estrutura muscular que é exclusiva dos Mamíferos atua como uma forma de ajudar na realização da inspiração e também na divisão da cavidade pleural.
Respiração
Todos os mamíferos possuem respiração pulmonar até os aquáticos.
( Respiração dos mamíferos aquáticos:os mamíferos aquáticos tem pulmões muito desenvolvidos,capaz de conter oxigênio durante até 90 minutos?.)
O Sistema respiratório dos mamíferos possui [6]: fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e dois pulmões ( dentro dos pulmões os brônquios terminam em bronquíolos, os quais dão em sacos microscópicos, onde ocorre a fusão da troca gasosa entre oxigênio do ar e carbônico do sangue. Esses sacos microscópicos são chamados de alvéolos