Sistema reprodutor
SEXUALIDADE
Noção: “Uma energia que encontra a sua expressão física, psicológica e social no desejo de contacto, ternura e às vezes amor.” (OMS)
A espécie humana possui dimorfismo sexual.
- Carateres sexuais primários
Diferenças no sistema reprodutor (existem mesmo antes do nascimento). Durante a infância só é possível distinguir facilmente uma menina de um menino através dos órgão genitais - CARATERES SEXUAIS PRIMÁRIOS
- Carateres sexuais secundários
Diferenças morfológicas visíveis a partir da adolescência.
A partir de certa idade inicia-se um conjunto de transformações que permitem distinguir facilmente os indivíduos dos diferentes sexos
CARATERES SEXUAIS SECUNDÁRIOS
A puberdade define o momento de entrada na adolescência. A fase da Puberdade marca o início da Adolescência e carateriza-se por um conjunto de transformações – acentuação dos carateres sexuais secundários. Nassurge a primeira menstruação-menarca.Os jovensiniciam a libertação de esperma.
Durante a adolescência tornam-se mais evidentes os comportamentos sexuais, tanto a nível biológico como psicológico e social.
SISTEMAS REPRODUTORES
Reprodução- Refere-se à função através da qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade à sua espécie. Uma das funções que carateriza os seres vivos é a reprodução. É através dela que é assegurada a continuidade da vida. É pela reprodução que os seres vivos asseguram a existência de descendentes. Sem ela as espécies extinguir-se-iam. Na reprodução sexuada dois animais de sexos diferentes, masculino e feminino, quando ocorre a fecundação, dão origem a seres semelhantes.
TIPOS DE REPRODUÇÃO
Para todas as espécies vivas, a reprodução é importante porque é por meio dela que somos capazes de gerar novos descendentes e perpetuar nossa espécie.
Os seres vivos reproduzem-se de forma