Sistema Reprodutor Masculino
Juntamente com o desenvolvimento dos vários sistemas do nosso organismo, o sistema reprodutor também se desenvolveu com o objetivo de tornar cada vez mais favorável a fecundação no nosso ambiente e a continuação da nossa espécie. É importante destacar que a reprodução é limitada à certos períodos da vida, iniciando no final da puberdade, atingindo seu ponto alto na fase adulta e decrescendo com o avanço da idade.
2. CONCEITO, FUNÇÃO E IMPORTÂNCIA
O sistema reprodutor masculino consiste em vários órgãos que são encontrados tanto no exterior quanto no interior do corpo, este sistema tem extrema participação e importância no processo reprodutivo humano. As principais funções do sistema reprodutor masculino são:
Desenvolver gametas responsáveis pela fecundação do óvulo, isto é, possui envolvimento direto com a reprodução.
Produzir espermatozoides;
Os espermatozoides são as células germinativas masculinas, são menores que os óvulos e formados com a máxima eficiência de deslocamento aumentando a possibilidade de chegarem ao óvulo.
Auxiliar na produção de hormônios masculinizantes, os quais caracterizarão as qualidades físicas e psíquicas dos homens. Dentre as principais características incluem-se: tamanho maior, estatura muscular maior, tom mais grave da voz, pelos no corpo e face, ombros largos e pomo-de-adão mais desenvolvido.
Produzir androgênios;
Os androgênios são hormônios sexuais masculinos como, por exemplo, a testosterona. São produzidos, principalmente, pelos testículos.
Facilitar a fertilização através da introdução dos espermatozoides no trato genital feminino.
3. eSTRUTURA E DIVISÃO
O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, pelas vias condutoras dos gametas que são os epidídimos, ductos deferentes, ducto ejaculatório e uretra, pelas glândulas acessórias que são as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbo