Sistema Reprodutor Feminino
INTRODUÇÃO
Todos os seres humanos são semelhantes, mas uma diferença os separam em homens e mulheres. É essa diferença que permite a reprodução, e é através dela que ocorre a perpetuação da espécie.
CONCEITO
O sistema reprodutor feminino é o conjunto de órgãos encarregados da reprodução da mulher. Compõe-se dos órgãos: vagina, ovários, tubas uterinas ou trompas de falópio e útero.
Clitóris Abertura da uretra
Grande lábio Pequeno lábio
Abertura da vagina
Ânus
ÓRGÃOS GENITAIS EXTERNOS
Vagina
Vagina é um canal musculoso que liga o colo do útero até o exterior, na genitália. Próximo à entrada da vagina há uma membrana vascularizada, chamada hímen. Ela possui uma mucosa de pH ácido para impedir a proliferação de microorganismos nesta região.
Monte Púbico: elevação mediana anterior à sínfise púbica. Constituição: tecido adiposo com pêlos espessos de distribuição característica após a puberdade. Lábios Maiores: duas pregas cutâneas alongadas que delimitam entre si uma fenda (rima do pudendo) Lábios Menores: duas pregas cutâneas localizadas medial/ aos lábios maiores Vestíbulo da Vagina: espaço entre os lábios menores.
ESTRUTURAS ERÉTEIS
Formadas por tecido erétil, capazes de dilatar-se como resultado de inchamento sanguíneo
Clitóris: homólogo dos corpos cavernosos do pênis. Ramos do clitóris: fixados ao ísquio e púbis que se juntam (corpo do clitóris) Glande do clitóris: dilatação do corpo do clitóris, localizada na junção anterior dos lábios menores, extremamente sensível e ligada à excitabilidade feminina
Glândulas Vestibulares Maiores: duas, homólogas às glândulas bulbouretrais no homem, situadas superficialmente nas proximidades do vestíbulo da vagina Glândulas Vestibulares Menores: nº variável, apresenta minúsculos ductos que se abrem no vestíbulo (entre os óstios da uretra e da vagina)
- secretam um muco que lubrifica a porção