Sistema Reprodutor Feminino
Os órgãos genitais femininos são constituídos de forma análoga aos órgãos genitais masculinos, contendo segmentos produtores, segmentos condutores e segmentos receptores de gametas. A formação das células tem seu inicio nos ovários, as gônadas feminina funcionanam também como glândulas secretoras endócrinas de alguns hormônios essenciais para a reprodução.
O ovário encontra-se contiguo aos segmentos de condução e ao órgão de recepção do ovócito ou seja, o ovário está intimamente ligado à tuba uterina e ao útero e continua com a vagina e ainda o vestíbulo abre-se na uretra feminina chamada de Óstio uretral externo.
OVÁRIO
O ovário tem origem na eminencia germinativa naregião sublombar caudalmente aos rins onde as células primordiais (mesenquimais) do saco vitelino vão formar um aglomerado de ovócitos.
Os ovários são órgãos pares e situan-se e permanecem na cadela e na gata na região sublombar caudalmente aos rins, essa localização ha uma variação nas diferentes espécies de vido a um deslocamento desses órgãos, como por exemplo, na égua os ovários se deslocam cerca de 8 a 10 cm da parede dorsal. na porca os ovários encontram-se no terço médio do abdômem e na vaca os ovários vão estar localizado no terço ventral do abdômen cranial ao púbis. Os ovários possuem um formato eleptico e reniforme.
A constituição dessa parte do sistema genital feminino se dá através da observação de um corte transversal no qual encontra-se internamente uma Zona medular, uma parte de tecido conjuntivo frouxo rico em vasos sanguíneos, estroma, uma estrutura densa e uma zona parenquimatosa externa. A camada externa é recoberta por uma Túnica albugínea, essa tunica recobre a camada simples de células da gônada.
Na égua o estroma é rico em vasos sanguíneos e envolve em forma de cúpula a zona parenquimatosa alcançando a superfície ovárica somente na margem da fossa da ovulação
FÓLÍCULO OVARIANO
Desenvolve-se em animais com maturidade sexual na zona