Sistema reprodutor feminino
1. INTRODUÇÃO
O sistema genital feminino, juntamente com o sistema genital masculino, é encarregado da perpetuação das espécies animais. Os órgãos genitais femininos incluem:
• Órgãos internos
1. Ovários: são as gônadas, que produzem os gametas femininos (oócitos) e hormônios.
2. Tubas uterinas: capturam os óvulos em sua liberação e os levam para o útero.
3. Útero: onde os ovos fertilizados são retidos e nutridos até que o desenvolvimento pré-natal esteja completo.
4. Vagina: serve tanto como órgão copulador como canal do parto.
5. Vestíbulo vaginal: atua também como via urinária.
• Órgãos externos
6. Vulva
7. Clitóris
• Órgão acessório
8. Glândula mamária ou úbere
Mamíferos do sexo feminino, em geral, aceitam o macho apenas próximo à época de ovulação, um período caracterizado por diversas alterações estruturais e excitabilidade geral, assim como características especiais de comportamento; o período é conhecido como “cio” em linguagem leiga e como “estro” mais tecnicamente.
O estro torna a suceder com frequência variável, segundo um programa que é característico para cada espécie, embora sujeito à modificação ambiental. Em certos mamíferos silvestres, o período de reprodução está restrito a uma determinada parte do ano e a receptividade sexual, com as alterações estruturais e de comportamento concomitantes, ocorre apenas uma vez (espécies monoéstricas) ou, talvez, várias vezes (espécies poliéstricas sazonais). Em outras espécies, realmente poliéstricas, o ciclo se repete durante todo o ano, a adoção do modo poliéstrico frequentemente distingue espécies domésticas e laboratoriais de seus ancestrais silvestres. A condição em que a receptividade da fêmea é contínua e não está ligada à ovulação ocorre apenas em espécies de primatas superiores e nas mulheres. O ciclo estral divide-se, normalmente, em 05 fases, o estro, o proestro, o metaestro, o diestro e o anestro.
O estro, período de