Sistema reprodutor feminino
• Ovários
Os ovários tem função gametogênica e por esse motivo produzem gametas femininos ou ÓVULOS no final da puberdade. Além disso, produzem também hormônios, os quais controlam o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e atuam sobre o útero nos mecanismos de implantação do óvulo fecundado e início do desenvolvimento do embrião. Os ovários assim como as tubas e o útero estão localizados no nível da cavidade pélvica entre a bexiga (posição anterior) e o reto (posição posterior). Estão presos na porção posterior do ligamento largo do útero pelo mesovário (dobra da folha posterior do ligamento largo que se prende ao ovário, de tal maneira que o ovário não está envolto e nem revestido por peritônio). Antes da primeira ovulação (expulsão do óvulo através do ovário) o ovário é liso e rosado no vivente, mas depois se tornam branco-acinzentado e rugoso devido às cicatrizes deixadas pelas ovulações. Com o decorrer do tempo, na velhice, diminuem de tamanho.
• Tubas uterinas
As tubas uterinas, também chamadas de ovidutos e antigamente denominadas trompas de Falópio, são tubos pares que unem o ovário com o útero, e que tem por finalidade transportar o óvulo do ovário para a cavidade uterina, além de constituir o local de encontro do óvulo com o espermatozoide (fecundação).
As tubas uterinas apresentam movimentos peristálticos e estão localizadas na borda superior do ligamento largo. Elas possuem cerca de 10 cm de comprimento.
Divisão:
- parte intramural: é a porção uterina, ou seja, constitui a parte da tuba uterina que se situa na parede do útero.
- istmo: é a porção de menor calibre.
- ampola: é a dilatação que segue ao istmo. É considerada o local onde ocorre a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.
- infundíbulo: é a porção mais distal da tuba uterina. Abre-se na cavidade peritoneal próximo ao ovário e possui prolongamentos no formato de franjas, as chamadas fímbrias;
Composição:
A