Sistema Reprodutivo Feminino
1) Como forma de relembrar o que foi visto em anatomia, descreva a genitália interna e externa feminina, bem como as estruturas que compõem o útero e a trompa uterina.
→ Genitália Externa
A genitália externa ou vulva representa a entrada da vagina e, em condições normais, cobre e protege o meato uretral. A porção externa da vulva está coberta por tipo especial de pele, rica em folículos pilosos, glândulas sebáceas e sudoríparas. Internamente, a partir dos pequenos lábios, a pele se modifica, apresenta umidade acentuada e não mais possui pelos.
Os grandes lábios se continuam em direção ao períneo para formarem, na linha média, a comissura posterior ou fúrcula, limite inferior da vulva. Os pequenos lábios (ninfas) se separam anteriormente para abraçar o clitóris, formando-lhe o freio e seu prepúcio. Posteriormente, fundem-se com os grandes lábios na porção média ou, muito raramente, vão mais abaixo até a fúrcula.
O vestíbulo, espaço elíptico situado internamente em relação aos pequenos lábios, se estende do clitóris até a borda posterior do hímen. Os orifícios da uretra, vagina, glândulas parauretrais e de Bartholin têm suas aberturas no vestíbulo. O hímen, nas virgens, oclui parcialmente o orifício vaginal. Usualmente, após o primeiro coito, e sempre depois do parto, a estrutura himenal rompe-se, permanecendo vestígios conhecidos como carúnculas mirtiformes.
O clitóris consta de dois corpos cavernosos que se inserem no ramo isquiopúbico, e de porção distal, glande, a única visível. É o clitóris órgão erétil, homólogo do pênis, que funciona para a mulher como “centro nervoso do coito”. Os bulbovestibulares correspondem ao corpo esponjoso masculino. Consistem em duas estruturas eréteis, colocadas de cada lado do orifício vaginal, entre a fáscia inferior do diafragma urogenital e os músculos bulbocavernosos.
As glândulas parauretrais de Skene, homólogas da próstata masculina, têm