sistema repiratorio
1.0 - Conceito A respiração é uma das características básicas dos seres vivos. Consiste na absorção, pelo organismo, de oxigênio e na eliminação de gás carbônico resultante de oxidações celulares. Nos animais unicelulares isso ocorre de forma direta entre eles e o meio onde vivem. Nos animais superiormente colocados na escala zoológica a troca de gases é indireta. Nestes casos, o sangue serve como condutor de gases entre as células do organismo e o ambiente habitado pelo animal. O órgão respiratório por excelência é o pulmão, mas nesses animais desenvolvem-se órgãos especiais que promovem um rápido intercâmbio entre o ar e o sangue, constituindo o Sistema Respiratório.
2.0 - Divisão O sistema respiratório pode ser dividido em duas partes: porção de condução e porção respiração. À primeira porção pertencem órgãos tubulares que levam o ar inspirado até a porção respiratório, representado pelos pulmões, e eliminam o CO2 através do ar expirado. Dos pulmões, o ar expirado é conduzido pelos brônquios e pela traquéia, apenas condutores de ar. Acima destes situam-se a laringe, a faringe e o nariz.
3.0 - Nariz
No estudo do nariz incluem-se: nariz externo, cavidade nasal e seios paranasais.
3.1 - Nariz Externo O nariz constitui uma passagem que filtra, aquece e umidifica o ar, recebe as lágrimas, as secreções da mucosa nasal e paranasal e é o órgão periférico do sentido da olfação. Na base do nariz encontram-se duas aberturas em fenda, as narinas, separadas por um septo, e que comunicam o meio externo com a cavidade nasal. Além dos ossos nasais e das porções das duas maxilas, fazem parte do esqueleto do nariz diversas cartilagens nasais.
3.2 - Cavidade Nasal A cavidade nasal se comunica com o meio externo através das narinas, situadas anteriormente, e com a porção nasal da faringe, posteriormente, através dos cóanos, aberturas que marcam o limite entre a cavidade nasal e a porção nasal da faringe. A cavidade nasal é dividida em