Sistema Renal
CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
KAROLINE GOMES DE SOUZA
SISTEMA RENAL
MANAUS
2014
KAROLINE GOMES DE SOUZA
SISTEMA RENAL
MANAUS
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
SISTEMA RENAL
O sistema renal pode ser chamado de excretor ou excretório, apesar disso dar a ideia incorreta de que toda a excreção é realizada nesse sistema. O nosso principal produto do metabolismo das células, o CO2 proveniente da quebra da glicose e dos ácidos graxos é excretado pelo sistema respiratório. Assim cabe ao renal a excreção dos metabólitos de proteínas. Além de eliminar excesso de íons e resíduos tóxicos, contribui para manter normais as concentrações da água e eletrólitos nos fluidos corporais. Regula o Ph e volume de fluidos corporais, ajuda a controlar produções de células vermelhas do sangue e pressão arterial.
CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA RENAL
Rins (Par)
Removem substancias do sangue;
Formam urina;
Ajudam a regular determinados processos metabólicos;
Ureter (Par)- fazem o transporte da urina partir dos rins, cerca de 25 cm.
Bexiga- armazena urina.
Uretra- conduz a urina para fora do corpo.
RIM
Órgão em forma de feijão marrom-avermelhado, com uma superfície lisa.
Adulto- cerca de 12 cm x 6 cm x 3 cm.
Revestido por uma capsula fibrosa dura.
Medula: pirâmides renais
Córtex: casca em torno da medula, aparência granular devido os pequenos túbulos associados à néfrons- as unidades funcionais do rim.
O ser humano possui 2 rins que trabalham concomitantemente. Cada rim pesa cerca de 250 g e é composto pela pelve e os cálices renais, a medula e o córtex renal (figura 1). Este último é o local onde são secretados os hormônios produzidos nos rins. O sangue vai entrar nos rins através das artérias renais. Estas se subdividem em artérias arqueadas que vão dar origem a minúsculos vasos,