Sistema osteomineral
Amanda Kauany Pereira da Silva 1
Laís Rakhel Ramos Costa Milhomem 1
Francisco Araújo 2
1 Acadêmica do 3o período de Enfermagem da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA.
1 Acadêmica do 3o período de Enfermagem da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA.
2 Prof. Me. da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA.
RESUMO: É um estudo descritivo qualitativo com o objetivo de falar sobre a fisiologia do metabolismo osteomineral. Durante o desenvolvimento das primeiras formas de vida, o aparecimento de membranas lipídicas semipermeáveis que envolvem todas as células vidas, permitiu a compartimentalização de reações bioquímicas num ambiente intracelular de composição controlada.
DESCRITORES: Metabolismo osteomineral, reações bioquímicas.
PHYSIOLOGY METABOLISM OSTEOMINERAL
ABSTRACT: It is a study qualitative descriptive in order to talk about the physiology of metabolism osteomineral. During the development of the early forms of life, the appearance of lipid semipermeable membrane surrounding all cells lives allowed compartmentalization of intracellular biochemical reactions in an environment of controlled composition.
DESCRIPTORS: Osteomineral metabolism, biochemical reactions.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS O cálcio é o mineral mais abundante no ser humano e o quinto elemento mais encontrado no organismo. É armazenado no retículo endoplasmático das células. Atua como mediador intracelular e intervém na contração dos músculos. Também está implicado no controle de algumas enzimas quinases que realizam funções de fosforilação como, por exemplo, na proteína quinase C (PKC). O cálcio participa de funções enzimáticas de maneira similar à do magnésio em processos de transferência do fosfato como, por exemplo, a enzima fosfolipase (A2). Ainda interfere nos processos de transcrição, ativação de genes e apoptose.1
Esses dois estão em grande quantidade nos tecidos mineralizados, com