Sistema OSI
SISTEMAS TELEFÔNICOS
SISTEMA OSI/ISSO E SS#7
Willian Ferreira da rocha
08200318
Petrópolis
2015
OSI/ISO
A ISO é uma Organização Internacional para Padronização
A ISO é uma organização que visa padronizar também outros procedimentos, como a ISO 9000, aplicada em processos de empresas para obtenção de certificação de qualidade.
E a ISO criou o Modelo OSI. Este modelo significa Open System Interconection - Sistema de Interconexão Aberto. É um modelo criado para interconexão de computadores, mas que hoje é aplicado em diversas outras áreas com wireless. É definido em 7 camadas, que podem ser dividadas ou agrupadas em Camadas Superiores e Inferiores.
Camada 1 – Física
A camada física não entende nada além de bits: O sinal chega até ela na forma de pulsos e é transformado em 0's e 1's.
No caso de sinais elétricos por exemplo, se o sinal tiver uma tensão negativa, ele é identificado como 0. E se tiver tensão positiva, é identificado como 1.
Nessa camada então são definidas as utilizações de cabos e conectores, bem como o tipo de sinal (pulsos elétricos – coaxial; pulsos de luz – ótico).
Função: receber os dados e iniciar o processo (ou o inverso, inserir os dados e finalizar o processo).
Dispositivos: Cabos, Conectores, Hubs, Transceiver (traduzindo entre sinais elétricos e óticos – trafegando em diferentes cabos)
PDU: bits.
Camada 2 – Enlace
Continuando o fluxo, a camada de enlace recebe os dados formatados pela Camada Física, os bits, e trata os mesmos, convertendo em sua unidade de dados para ser encaminhado para a próxima camada.
Um conceito importante, o endereço físico (MAC Address – Media Access Control ou Controle de Acesso a Mídia) encontra-se nessa camada. Na próxima camada (3-Rede) esse endereço será o conhecido endereço IP, mas vamos falar disso quando falarmos dela.
Função: ligar os dados de um host a outro, fazendo isso através de protocolos definidos para cada meio específico por onde os dados são enviados.