Sistema operativo para mainframes
Fornecer ao utilizador uma máquina virtual mais fácil de programar do que o hardware subjacente (conveniência + eficiência).
Deteção e gestão de erros;
Proteção e segurança; Tolerância a falhas e recuperação. 3- Gestão de processos: multiplexa a máquina física entre um conjunto de entidades lógicas que designamos por processos. Gestão de memória: controla a utilização física da memória. Comunicação e entradas/saídas: comunicação entre diferentes processos, operações de E/S com o exterior da máquina. Sistema de ficheiros: gestão e organização lógica dos dispositivos de memória secundária. Funções do sistema: interface dos serviços. Interpretador de comandos: aplicação que facilita a utilização do sistema. 4- Núcleo (Kernel) O principal programa do SO. Contém código para os serviços fundamentais. Está sempre em memória principal. Device Drivers Programas que fornecem uma interface simples e consistente com os dispositivos de I/O. Podem fazer parte do kernel ou não.
5-
6- Ficheiro Colecção de informação relacionada entre si. Unidade lógica de armazenamento. O SO mapeia os ficheiros em dispositivos físicos onde a informação é gravada de forma permanente (memória secundária). Para muitos utilizadores, o sistema de ficheiros é o aspecto mais visível de um
SO.
Shell Interpretador de comandos dados ao sistema operativo. Não faz parte do sistema operativo.
7- O cliente solicita serviços e recursos ao servidor. O servidor responde fornecendo esses serviços e recursos.
8- Ficheiro Conjunto de dados persistentes, geralmente relacionados, identificado por um nome. É composto por: Nome: identifica