Sistema operacional
Sistema operacional embarcado/embutido: é um sistema operacional dedicado diretamente ao dispositivo que ele controla, ele somente realiza uma gama de tarrefas pre definidas. em geral esses sistemas não podem ter suas funções alteradas, caso se deseje altera-las é necessario reprogramar todo o sistema. Um exemplo de sistema embutido é o da calculadora, microondas e urnas eletronicas
Sistema operacional de tempo real (RTOS - Real-time operating system): é utilizado para controlar máquinas, instrumentos científicos e sistemas industriais. Geralmente um RTOS não tem uma interface para o usuário muito simples e não é destinado para o usuário final, desde que o sistema é entregue como uma "caixa selada". A função do RTOS é gerenciar os recursos do computador para que uma operação específica seja sempre executada durante um mesmo período de tempo. Esses sistemas não podem apresentar falhas, pois muitos recursos podem depender de seu funcionamento, e algumas vezes até vidas humanas.
Monousuário, monotarefa: o sistema operacional foi criado para que um único usuário possa fazer uma coisa por vez. O Palm OS dos computadores Palm é um bom exemplo de um moderno sistema operacional monousuário e monotarefa.
Monousuário, multitarefa: este tipo de sistema operacional é o mais utilizado em desktops e laptops. As plataformasWindows, Linux e MacOS são exemplos de sistemas operacionais que permitem que um único usuário utilize diversos programas ao mesmo tempo. Por exemplo, é possível para um usuário de um desses sistemas fazer um download enquanto houve musica e digita um texto.
Multiusuário: um sistema operacional multiusuário permite que varios usuários utilizem ao mesmo tempo os recursos do computador. O sistema operacional deve se certificar de que as solicitações de vários usuários estejam equilibradas. Cada um dos programas utilizados deve dispor de recursos suficientes e separados, de forma que o problema de um usuário