Sistema operacional
Intro
O Sistema Operacional é uma camada de software colocada entre o hardware e os programas que executam tarefas para os usuários. O sistema operacional é o responsável pelo acesso aos periféricos, sempre que um programa necessita de algum tipo de operação de entrada e saída, ele solicita ao Sistema Operacional. Desta forma, o programador não precisa conhecer os detalhes do hardware.
Ao mesmo tempo, como todos os acessos aos periféricos são feitos através do sistema operacional, ele pode controlar qual programa está acessando qual recurso. É possível, então, obter uma distribuição justa e eficiente dos recursos. (SO controla os softwares e o hardware).
Objetivos do SO
A utilização do SO eficientemente busca um maior retorno no investimento feito em hardware pelas pessoas e empresas. Maior eficiência significa mais trabalho obtido pelo mesmo hardware. Uma utilização mais conveniente vai diminuir o tempo necessário para a construção dos programas, o que também implica uma redução no custo de software e também de mão-de-obra, uma vez que menos tempo é gasto em cada tarefa. (ou seja, a otimização do tempo)
Tipos de serviço
Todo SO oferece meios para que um programa seja carregado na memória principal e executado. O SO recebe o nome do arquivo, aloca memória para o programa, copia o conteúdo do arquivo para a memória principal e inicia sua execução. Também é possível abortar a execução de um programa.
Talvez o mais importante serviço oferecido pelo SO seja o que permite a utilização de arquivos, serviço este implementado através do sistema de arquivos. Através dele, é possível criar, escrever, ler e destruir arquivos. Através da leitura e escrita, é possível copiar, imprimir, consultar e atualizar arquivos. Em geral, também existem operações do tipo renomear, obter tamanho, data e outras informações do arquivo. (Serviços relacionados aos arquivos).
Sistema Operacional na visão de Projeto
O SO não resolve os