Sistema operacional
É uma técnica de divisão de tempo, em sistemas computacionais cada processo (programa) recebe uma fatia de tempo (time-slice) para utilizar o processador, caso o tempo não seja suficiente para a conclusão do processo, o SO interrompe o mesmo e substitui por outro, o processo interrompido aguardará uma nova fatia de tempo. Está técnica é utilizada em sistemas de tempo compartilhado que executam diversos programas a partir da divisão de tempo do processador.
02) Qual a diferença entre sistemas monotarefa e multitarefas? No sistema monotarefa, como o próprio nome sugere, é gerenciada uma tarefa de cada vez, um exemplo de sistema monotarefa seria o MS-DOS. Atualmente os sistemas na maioria são multitarefas, são sistemas mais sofisticados, são capazes de gerenciar diversas aplicações a mesmo “tempo”, dividem o tempo processador em fatias de tempo determinando assim o tempo de cada processo organizando-os em filas, dessa forma gerando a impressão de que diversos programas são processados simultaneamente e fazendo com que o mesmo não fique ocioso.
03) Qual é a vantagem de se utilizar a duplicação em sistemas de multiprocessadores? Aumenta a velocidade de acesso aos dados e gera maior confiabilidade nos processos diminuindo a chance de falhas, já que duas cópias dos processos são mantidas nos processadores, uma principal e outra de backup, caso ocorra alguma falha no processador principal o de backup é ativado e o processo é retomado a partir do ponto de controle mais próximo.
04) Quais são as 3(três) vantagens que são definidas em sistemas multiprocessadores? Throughput aumentado, a quantidade de trabalho processado aumenta de acordo com o aumento da quantidade de processadores. Dessa forma espera-se aumentar a quantidade de trabalho processado em um espaço de tempo menor. Economia de escala: sistemas multiprocessadores podem compartilhar