Sistema operacional Windows
O Windows assume o controle do computador praticamente desde o instante em que é ligado até o momento em que é desligado. Uma aplicação pode rodar apenas com a permissão do Windows, com a assistência do Windows e sob o controle do Windows. É deste modo que o Windows oferece a previsibilidade e a consistência da interface com o usuário e é por este motivo que possui a capacidade de (aparentemente) rodar diversos programas simultaneamente (a chamada multitarefa). Este sistema operacional deveria oferecer maior robustez em casos de falhas, mas isto é um capítulo à parte
Para resumir a história, o sistema operacional Windows domina a sua máquina, controlando tudo o que for possível: Hardware, Aplicativos, Microprocessador, Memória e Dados, Interface do usuário e Arquivos.
1-Significado do nome
A palavra windows em português significa janelas. A sua interface gráfica é baseada no padrão WIMP e utiliza o conceito WYSIWYG, previamente desenvolvido em Xerox PARC: possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse.
O registro da marca Windows foi legalmente complicado, pelo fato dessa palavra ser de uso corrente em inglês ("Windows" significa "janelas").
2-Origem e história
A Microsoft começou a desenvolver o Microsoft Windows em setembro de 1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Julho de 1993. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.
O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo utilizador. O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do