Sistema Operacional IOS
“Como tudo vem se movendo tão rápido, o iOS já está entre os sistemas operacionais móveis mais antigos em desenvolvimento ativo.” (Leandra TROYACK e Rodrigo YUNG, Set./ 2013, site: http://codigofonte.uol.com.br)
Durante o anuncio do iPhone Original a Apple lança também o sistema operacional que “veio abrir um mundo novo para a tecnologia móvel.” (Leandra TROYACK e Rodrigo YUNG, Set./ 2013, site: http://codigofonte.uol.com.br)
Inicialmente chamado de iPhone OS, esse SO (sistema operacional) manteve esse nome por quatro anos, mudando para iOS somente a partir da versão 4 em junho de 2010. É um dos SOs móveis mais antigo em desenvolvimento ativo mas não necessariamente mais fraco ou inferior aos outros e pode ser descrito como a melhoria mais consistente ao longo dos anos e é uma das plataformas mais ricas em recursos e suportes do mercado.
iOS 1 lançado em 2007 estava bem atrás da concorrência no quesito recursos. O iPhone não suportava 3G nem multitarefa, muito menos aplicativos de terceiros, não podia nem mesmo copiar e colar um texto ou personalizar sua tela inicial. A grande preocupação da Maçã era acertar o funcionamento do smartphone. Assim, ela pensou na velocidade, consistência entre apps (aplicativos) e mais uma lista de características que faziam o iPhone radicalmente melhor do que qualquer outra coisa que estava disponível em 2007. As atualizações seguintes vieram para acertar problemas e trouxeram alguns recursos extras que fizeram o sistema (e o iPhone) ainda mais desejável.
No iOS 2 lançado em julho de 2008, surgiu a App Store para iOS. Funcionando dentro do próprio aparelho quanto dentro do iTunes, os usuários poderiam facilmente navegar e instalar aplicativos com informações previamente salvas na área de clientes e isso facilitava na hora de comprar aplicativos e músicas sem ter o trabalho de ficar digitando dados do cartão de crédito. Com essa versão veio um kit de desenvolvimento para iOS para os desenvolvedores.