sistema nervoso
O tecido nervoso é um dos quatro tipos básicos de tecidos do corpo, encontrando-se distribuído por todo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicações, que constitui o sistema nervoso.
DIVISÃO ANATÔMICA E CÉLULAS CONSTITUINTES
No organismo, o tecido nervoso constitui o chamado sistema nervoso, que anatomicamente pode ser dividido em: sistema nervoso central (SNC) - formado pelo encéfalo e pela medula espinhal; sistema nervoso periférico (SNP) - formado pelos nervos e gânglios nervosos. O sistema nervoso é constituído de neurônios (células nervosas) e de uma variedade de células de manutenção, sustentação e nutrição denominadas neuróglias. As funções fundamentais do sistema nervoso são:
1) Detectar, transmitir, analisar e utilizar as informações geradas pelos estímulos sensoriais representados por calor, luz, energia mecânica e modificações químicas do ambiente externo e interno.
2) Organizar e coordenar, direta ou indiretamente, o funcionamento de quase todas as funções do organismo, entre as quais as funções motoras, viscerais, endócrinas e psíquicas.
CONFORME SUA MORFOLOGIA, OS NEURÔNIOS PODEM SER
CLASSIFICADOS EM
Neurônios multipolares: apresentam mais de dois prolongamentos celulares. Representa a grande maioria das células nervosas.
Neurônios
bipolares:
possuidores
de
um
dendrito e de um axônio. Ex: retina, mucosa olfatória. Neurônios
pseudo-unipolares:
apresentam
próximo ao corpo celular prolongamento único, mas este logo se divide em dois, dirigindo-se um ramo para periferia e outro para o SNC. Ex: neurônios localizados em