sistema nervoso
O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade funcional deste sistema.
NEURÔNIO
O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.
Neurônio
O sistema nervoso é divido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Principais componentes do Sistema Nervoso Central:
Medula espinhal
Situada no interior do canal vertebral, se continua rostralmente com o bulbo. Ela recebe informações do pescoço, do tronco e dos membros e os controla, por meio dos trinta e um nervos espinhais. A medula consiste em uma parte central de substância cinzenta e outra parte periférica, de substância branca.
A substância cinzenta tem a forma aproximada da letra H. As projeções posteriores são os cornos dorsais, os quais tanto contêm neurônios aferentes, condutores de impulsos sensoriais periféricos, quanto dão origem às vias ascendentes, condutoras de impulsos sensoriais para o encéfalo. As projeções anteriores são os cornos ventrais, que contêm os neurônios motores da medula espinhal. Nas partes torácica e lombar existem projeções laterais, as colunas laterais, que contêm os neurônios pré-ganglionares simpáticos.
A substância branca contém fibras nervosas de trajeto longitudinal (tratos ascendentes e tratos descendentes). Os principais tratos ascendentes são:
colunas dorsais (fascículos grácil e cuneiforme): tato discriminativo e propriocepção
trato espinotalâmico: dor, temperatura, pressão e tato grosseiro
trato espinocerebelar: informação dos receptores musculares e articulares
Os principais tratos descendentes são:
trato corticoespinhal anterior: contêm as fibras