Sistema Nervoso.
O sistema nervoso tem a função do indivíduo, da pessoa se interagir com o meio ambiente, ele coordena todas as funções do organismo, interpreta estímulos e gera assim respostas a estes estímulos. A principal célula deste sistema é o neurônio, o aferente (sensitivo), o eferente (motor) e o de associação (conexão entre os neurônios).
Divisão anatômica do sistema nervoso
Sistema nervoso central (SNC), é a parte do sistema nervoso situada dentro da caixa craniana e do canal vertebral. Analisa as informações, armazena sob a forma de memória, elabora padrões de respostas ou geram respostas espontâneas.
Sistema nervoso periférico (SNP), a parte do sistema nervoso situada fora da caixa craniana e do canal vertebral, interligando o (SNC) a todas regiões do corpo.
Critério Funcional
Sistema nervoso somático (SNS). Vida de relação: Relaciona o organismo com as variações do meio externo.
Sistema nervoso visceral (SNV). Vida vegetativa: Relaciona o organismo com as variações do meio interno.
Sistema Nervoso Central
As estruturas da parte central do sistema nervoso são, encéfalo: É a porção mais superior, está encerrado dentro do crânio, medula: É um pouco inferior ao encéfalo, alongado e cilíndrica fica dentro da coluna vertebral.
O encéfalo é subdividido em três estruturas anatômicas, cérebro: telencéfalo (hemisférios cerebrais, núcleos basais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo).
Diencéfalo: Divide-se em duas áreas bastantes distintas chamadas de tálamo e hipotálamo, o tálamo transmite impulsos provenientes de todos os sistemas sensoriais para o córtex cerebral, que por sua vez reenvia mensagens de volta ao tálamo. Já o hipotálamo controla funções como, comer e beber e também a libertação de hormonas envolvidas na regulação sexual.
Cerebelo: É uma estrutura que está fisicamente associada ao bulbo raquidiano que desempenha papel crucial no controle e coordenação dos movimentos. Lesões do cerebelo produzem movimentos