sistema nervoso
Umas das mais importantes funções do sistema nervoso é o processamento da informação que chega a ele (SNC), de modo que ocorram as respostas necessárias para o meio interno e externo.
Tanto no meio interno quanto no externo existem receptores sensoriais que captam as informações destes meios. Estes receptores transformam energia mecânica, elástica, térmica, cinética, eletromagnética e etc... em energia elétrica para que através dos nervos periféricos estas informações possam chegar ao SNC, este processo de recepção e condução compreende o sistema nervoso periférico (SNP).
Após o processamento da informação pelo SNC, o mesmo reformula uma resposta que será transmitida para o meio interno ou externo pelo sistema nervoso motor somático ou visceral, que transforma a energia elétrica em cinética (energia do movimento) para:
- contração musculatura esquelética.
- contração musculatura lisa nos órgãos internos.
- secreção das glândulas exócrina e endócrinas.
Mais de 99% das informações sensorial são descartadas pelo cérebro como sendo irrelevantes e sem importância.
1) Divisão anatômica do sistema nervoso:
Divisão funcional do sistema nervoso:
Relaciona o organismo com o meio ambiente Compreende a parte muscular voluntária ou músculo estriado esquelético.
Relaciona-se com a inervação e controle de estruturas viscerais como o baço, fígado, órgãos e músculo liso,músculo cardíaco e glândulas.
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO.
O Sistema Nervoso Autônomo é a parte do Sistema nervoso que está relacionada ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e digestão. No entanto, ele não se restringem a isso. Ele é o principal responsável pelo controle automático do corpo frente às diversidades do ambiente. Por exemplo, quando você entra em uma sala com um ar-condicionado que lhe dá