sistema nervoso
O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais.
É formado por vários órgãos e nervos, sendo que o principal órgão é o encéfalo de onde parte a medula espinhal.
O encéfalo e medula espinhal se relacionam com os órgãos enviando comandos a eles em forma de impulsos elétricos, que são transmitidos por nervos e tem a participação de neurônios. Os nervos que partem do encéfalo são chamados de nervos cranianos e que partem da medula espinhal são chamados de nervos raquidianos ou nervos espinhais.
O sistema nervoso é divido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.
Encéfalo
O encéfalo é o centro para o registro das sensações, correlacionando-as mutuamente e com a informação armazenada, para a tomada de decisões e para o inicio das ações. Também é o centro para o intelecto, para as emoções, para o comportamento e para a memoria. Regiões diferentes do encéfalo são especializadas em diferentes funções, embora precisem trabalhar em conjunto para realizar determinadas tarefas.
Aproximadamente 100 bilhões de neurônios e de 10 a 50 trilhões de neuroglias compõem o encéfalo, que possui uma massa de aproximadamente 1.300g nos adultos. Em media, cada neurônio forma 1.000 sinapses com outros neurônios. O numero total de sinapses, aproximadamente é de um quintilhão.
O encéfalo dos mamíferos é dividido em: telencéfalo (cérebro), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), mesencéfalo (teto), metencéfalo (ponte e cerebelo) e mielencéfalo (bulbo).
Neurônio
O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.
Sistema Nervoso Central
Principais componentes do Sistema Nervoso Central:
Medula espinhal
A medula espinhal é o centro dos