Sistema nervoso
No sistema nervoso humano, são controladas as funções orgânicas do corpo e as interações do corpo humano com o ambiente, recebendo estímulos, elaborando e interpretando respostas para eles. Além de ser o centro de todas as nossas emoções.
A compreensão do funcionamento do SN, particularmente quanto à emissão de comportamentos, é fundamental para o entendimento de como se processa a aprendizagem. Para isso, é necessário conhecer como o SN está organizado. Num primeiro nível de classificação, ele se divide em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O primeiro é definido como “o conjunto dos componentes do sistema nervoso contidos em caixas ósseas (o crânio e a coluna vertebral)”. Um segundo nível de classificação divide o SNC em encéfalo (dentro do crânio) e medula espinhal (no interior da coluna vertebral). Já o encéfalo é dividido em cérebro, cerebelo e tronco encefálico.
Os Componentes do Sistema Nervoso Central
ENCEFALO
O encéfalo se aloja no interior do crânio, e a medula espinal no interior de um canal existente na coluna vertebral. O encéfalo e a medula são formados por células da glia, por corpos celulares de neurônios e por feixes de dentritos e axônios.
Sistema nervoso central - substância branca e cinzenta
A camada mais externa do encéfalo tem cor cinzenta e é formada principalmente por corpos celulares de neurônios. Já a região encefálica mais interna tem cor branca e é constituída principalmente por fibras nervosas (dentritos e axônios). A cor branca se deve a bainha de mielina que reveste as fibras.
Na medula espinal, a disposição das substâncias cinzenta e branca se inverte em relação ao encéfalo; a camada cinzenta é interna e a branca, externa.
Meninges
Tanto o encéfalo como a medula espinal são protegidos por três camadas de tecido conjuntivo (as meninges). A meninge externa, mais espessa, é a dura-máter; a meninge mediana é a aracnóide; e a mais