sistema nervoso
O Sistema Nervoso tem a capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações. Recebe informações sobre mudanças que ocorrem no meio externo, isto é, relaciona o indivíduo com seu ambiente e inicia e regula as respostas adequadas. Não somente é afetado pelo meio externo, mas também pelo meio interno, isto é, tudo que ocorre nas diversas regiões do corpo. As mudanças no meio externo são apreciadas de forma consciente, enquanto as mudanças no meio interno não tendem a ser percebidas conscientemente.
Com a denominação de sistema nervoso compreendemos aquele conjunto de órgãos que transmitem a todo o organismo os impulsos necessários aos movimentos e às diversas funções, e recebem do próprio organismo e do mundo externo as sensações.
2 O sistema nervoso é dividido em central e periférico.
O Sistema Nervo Central é um termo muito geral, que reúne todas as estruturas neurais situadas dentro do crânio e da coluna vertebral. É formado por medula espinhal, que é um cordão nervoso localizado no interior da coluna vertebral. Da medula partem as raízes nervosas, mede aproximadamente 45 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro. Na parte superior está ligada ao bulbo e no seu interior a substância cinzenta forma um H no centro da substância branca. É denominada de Encéfalo a porção do sistema nervoso contido dentro do crânio e que compreende o cérebro, cerebelo, a protuberância e o bulbo raquidiano.
O cérebro constituí a porção mais volumosa do encéfalo, pesando num adulto cerca de 1200 gramas. Está parcialmente dividido por um sulco mediano profundo, que individualiza duas partes simétricas - os hemisférios cerebrais. Cada hemisfério é percorrido à sua superfície, por inúmeros sulcos, que formam vários lobos e circunvoluções cerebrais. Estas circunvoluções permitem um enorme aumento da área cerebral.
O cerebelo situa-se na parte posterior do encéfalo. É uma massa nervosa que pesa cerca de 150 gramas no