Sistema nervoso
8º ano/ ensino fundamental
Osório, 2013.
Nosso organismo recebe informações durante todo o tempo, sejam elas internas ou externas. O responsável por esse relacionamento entre informação e corpo é o sistema nervoso.
É formado por milhões de células nervosas;
Funciona como uma rede de comunicações;
Envia sinais químicos e elétricos;
Neurônios
São células do tecido nervoso capazes de conduzir impulsos nervosos e interpretá-los.
Apresentam: corpo, dendritos e axônio. Bainha de mielina.
Sistema Nervoso
O tecido nervoso, que formará o sistema nervoso é composto pelas células da glia (neuroglias) e pelos neurônios, que são as células nervosas fundamentais. O neurônio possui três partes principais: corpo celular (onde se encontram o núcleo e as organelas citoplasmáticas), dendritos (vários e curtos e se ramificam perto do corpo celular), e axônio (em geral único e mais longo que os dendritos, podendo também se ramificar).
1- núcleo
2- corpo celular
3- dendritos
4- axônio
5- bainha mielínica
6- terminações do axônio
Sistema Nervoso Central:
Encéfalo;
Medula Espinhal.
Sistema Nervoso Periférico:
Conjunto de nervos e gânglios nervosos.
Sistema nervoso central
O cérebro é o centro de controle do movimento, do sono, da fome, da sede e de quase todas as atividades vitais necessárias a sobrevivência. Todas as emoções também são controladas pelo cérebro. Ele está encarregado ainda de receber e interpretar inúmeros sinais enviados pelo organismo e pelo exterior.
1- hemisférios cerebrais
2- córtex cerebral
3- tronco cefálico
4- cérebro
5- cerebelo
Sistema nervoso periférico
Formado pelos nervos e pelos gânglios (conjunto formado por corpos celulares de neurônios). São longos com a forma de cordão, se ligando aos músculos e aos órgãos dos sentidos e são formados por feixes de axônios.