Sistema Nervoso
UAM
Sistema Nervos: classificações e componentes.
Thaizlane Barreto Mendes
RA:20381640
Quiropraxia MA2
Prof: Francisco Cavalcanti
Outubro-2013
São Paulo-SP
Sistema Nervoso: classificação e componentes.
O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares. Assim, é responsável pela integração do organismo com o seu meio ambiente.
Ele é formado, basicamente, por células nervosas, que se interconectam de forma específica e precisa, formando os chamados circuitos neurais. Através desses circuitos, o organismo é capaz de produzir respostas estereotipadas que constituem os comportamentos fixos e invariantes (por exemplo, os reflexos), ou então, produzir comportamentos variáveis em maior ou menor grau.
O sistema nervoso desempenha inúmeras tarefas em nosso corpo, e, que, através dos impulsos elétricos que ocorrem entre seus bilhões de neurônios, ele é capaz de se conectar com todas as partes de nosso corpo.
Pode ser classificado de acordo as suas variações anatômicas, funcionais e metaméricas.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL – é essencial para a fisiologia de todos os outros sistemas de nosso corpo, sem o SNC eles entrariam em colapso. Além disso, é o responsável pela interação com o meio em que vivemos, através de nossas sensações e movimentos. É também responsável pelo nosso pensamento e inteligência, assim é evidente a participação do SNC em praticamente todas nossas tarefas e atividades.
Encéfalo: A função mais importante do encéfalo é receber informações sensoriais de origem tanto internas quanto externas, e em resposta gerar reações, comportamentos e estímulos.
Cérebro: é o centro de controle do movimento, do sono, da fome, da sede e de quase todas as atividades vitais necessárias à sobrevivência. Todas as emoções também são controladas pelo cérebro. Ele está encarregado ainda de receber e