Sistema nervoso
R = Os principais componentes de um neurônio são: Dendritos, corpo celular, núcleo, Bainha de mielina, axônio, célula de schann, nódulo de ranvier.
Axônio - Atuam como condutores dos impulsos nervosos e só possuem ramificações na extremidade.
Dendritos - São prolongamentos geralmente muito ramificados e que atuam como receptores de estímulos.
Quando o potencial do receptor atinge um valor acime do limiar de disparo para a fibra nervosa correspondente a esse receptor, tem início o aparecimento de potencial de ação.
Estes potenciais de ações são enviados ao cérebro, aonde atuaram em regiões específicas, determinando o envio de respostas ao estímulo.
Os neurônios receptores decodificam a intensidade do estimulo através da frequência com que os potenciais de ações são gerados. Assim, estímulos muito fortes evocam grandes potenciais de receptor, que, quando atinge o limiar de excitação geram potenciais de ação com frequência muito grande.
Além disso, a intensidade do estimulo também pode ser decodificada segundo o tamanho da população de receptores para o dado estímulo. Sendo assim, estímulos muito fortes acionam grande números de neurônios receptores.
10 – Faça a distinção entre o potencial de repouso e potencial de ação e identifique que mudança ocorre no neurônio durante o potencial de ação.
Potencial de Repouso - Ocorre quando o potencial de membrana não é alterado por potenciais de ação, potenciais sinápticos ou outra qualquer alteração ativa do potencial de membrana. Na maioria das células o potencial de repouso tem um valor negativo, o que por convenção significa que existe um excesso de carga negativa no interior da membrana comparado como exterior.
Potencial de Ação - Ocorre devido