sistema nervoso
a. Descreva as suas componentes e explique a função de cada estrutura.
Podemos dividir este sistema em: sistema nervoso somático e em sistema nervoso visceral.
O Sistema nervoso somático é aquele que relaciona organismo com o meio ambiente. E apresnta duas componentes, a primeire é a componente Aferente que são os impulsos nervosos originados em receptores periféricos aos centros nervosos, informando-os sobre o que se passa no meio ambiente; e a outra componente é Eferente que levam aos músculos estriados esqueléticos as respostas do sistema nervoso central resultando assim os movimentos voluntários.
O sistema nervoso visceral é aquele que ser relaciona com a inervação e controle das estruturas viscerais, e é muito importante para a integração das diversas visceras no sentido da manutenção da constância do meio interno. Neste sistema também temos a parte aferente e a parte eferente. A componente Aferente conduz os impulsos nervosos originados em receptores das vísceras a áreas especificas do sistema nervoso; e o componente Eferente levam os impulsos dos centros nervosos até as vísceras, terminando em glândulas, músculos lisos ou músculo cardíaco. A componente eferente visceral é denominado sistema nervoso autônomo e pode ser subdividido em simpático e parassimpático.
2. já no que tange a divisão com base na segmentação:
a. Descreva como o mesmo de subdivide e identifique as estruturas que correspondem a cada subdivisão.
Ela divide-se em sistema nervoso segmentar e sistema nervoso supra-segmentar. Pertence ao sistema nervoso segmentar todo o sistema nervoso periférico, mais aquelas partes do sistema nervoso central que estão em relação directa com os nervos típicos ou seja a médula espinhal e o tronco encefálico.
4. A figura abaixo representa os 4 lobulos por ti estudados.
a. Identifique-os e descreva a função localizada em cada um deles.
Nesta figura estao presentes os seguintes