Sistema nervoso dos animais
De todos os sistemas do organismo, o sistema nervoso é o mais complexo e diferenciado, sendo o primeiro a se diferenciar embriologicamente e o último a completar o seu desenvolvimento, porém, é muitas vezes o menos entendido pela maioria dos médicos veterinários. Para que se possa realizar corretamente o exame neurológico de um animal e sua interpretação, é necessário conhecer toda a estrutura e funcionamento deste sistema, tanto para fins clínicos como para tratamentos cirúrgicos.
O sistema nervoso dirige e coordena tudo que se passa ao redor e interpreta o que esta ocorrendo, permitindo uma resposta que será transmitida a músculos ou glândulas. Os diversos sistemas do corpo devem ter as suas funções desempenhadas, tanto digestivo, como excretor, cardiáco, respiratório, entre outros, porém, é ao sistema nervoso que cabe a função de comandar a atividade de todos os elementos do organismo.
Algumas funções superiores do sistema nervoso ocorrem em diversas espécies animais, mas é na espécie humana que se encontram mais avançadas e desenvolvidas. Tudo aquilo que pensamos, que realizamos em termos físicos e intelectuais, todo o bem estar e o funcionamento adequado do nosso corpo, além da capacidade de aprendermos com as nossas experiências, é tudo devido à existência e funcionamento do nosso sistema nervoso. Embora represente apenas 2% do corpo humano, está distribuído por todas as partes e utiliza 20% do total de energia disponível para alimentar todas as células.
2 SOBRE O SITEMA NERVOSO DOS ANIMAIS
2.1 EVOLUÇÃO DO SISTEMA NERVOSO DOS MAMÍFEROS
Acredita-se que o cérebro dos mamíferos passou por mudanças através da história da evolução. Alguns tipos de mamíferos possuem cérebros bastante desenvolvidos, incluindo golfinhos e seres humanos. Mamíferos pequenos têm cérebros macios, os quais se acredita que somente transmitem uma quantidade limitada de informações sensoriais para o sistema nervoso do mamífero. Essas instruções