Sistema nervoso central
Reginaldo Greghi
Farmacologia II
Sistema Nervoso Central É formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, responsável por interpretar estímulos e gerar comandos. - Encéfalo = cérebro, cerebelo e bulbo ; - Medula espinhal
Sistema Nervoso Central Todos esses órgãos são formados por uma substância cinzenta e uma substância branca. A substância cinzenta produz ou recebe os estímulos nervosos, enquanto a substância branca é responsável pela transmissão dos estímulos nervosos do sistema nervoso para os órgãos e vice-versa.
Sistema Nervoso Central As principais funções do Sistema Nervoso Central são: * Reunir e processar informações sobre o ambiente a partir do SNP; * Organizar respostas reflexas e outras respostas comportamentais; * Planejar e executar movimentos voluntários.
Sistema Nervoso Central
Neurônio
O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.
Neurônio
Neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios, as células nervosas. Por meio delas, podem enviar informações a outras células. Podem também estimular a continuidade de um impulso ou efetuar a reação final no órgão ou músculo alvo. Quimicamente, os neurotransmissores são moléculas relativamente pequenas e simples. Diferentes tipos de células secretam diferentes neurotransmisores. Cada substância química cerebral funciona em áreas bastante espalhadas mas muito específicas do cérebro e podem ter efeitos diferentes dependendo do local de ativação.
Transmissão Sináptica
A transmissão sináptica refere-se à propagação dos impulsos nervosos de uma célula nervosa a outra. Isso ocorre em estruturas celulares especializadas, conhecidas como sinapses--- na qual o axônio de um neurônio