Sistema Nervoso Autônomo
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA
ENFERMAGEM: SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
Itapeva – São Paulo – Brasil
2013
ASSOCIAÇÃO CULTURAL EDUCACIONAL DE ITAPEVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA
ENFERMAGEM: SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
Mariane Stefanie Santos
R.A. 14701
Disciplina de Anatomia
Prof.ª Tatiana
Itapeva – São Paulo – Brasil
2013
Resumo
Sistema responsável pelo controle das funções viscerais do nosso corpo como: pressão arterial, motilidade do trato gastrointestinal, vesical e sudorese. Este sistema é regulado por centros medulares, pelos núcleos do tronco encefálico, como também pelo hipotálamo. Anatomicamente fazemos a distinção de três sistemas que compõe o sistema nervoso autônomo: Simpático, Parassimpático e Entérico.
Palavras chaves: sistema nervoso, parassimpático, entérico.
Sumário
1. Introdução 05
2. Sistema Nervoso Autônomo (SNA) 06
2.1. SNA – Simpático 06
2.2. SNA – Parassimpático 06
3. Conclusão 07
4. Referências Bibliográficas 08
1. Introdução
O corpo humano contêm vários sistemas, aqui você encontrará descrições e informações sobre o Sistema Nervoso Autônomo (SNA), suas divisões, qual é a função de cada uma e qual é responsável pelo aumento da tensão arterial e outras reações/emoções.
2. Sistema Nervoso Autônomo
Como o próprio nome indica, o sistema nervoso autônomo controla funções de diversos órgão, já que a parte maior da sua atividade não chega ao córtex. Desta forma ele é responsável por comandar mecanismos que conscientemente não se pode modificar, como por exemplo, os batimentos cardíacos, as secreções das glândulas da mucosa estomacal, a dilatação das pupilas. O sistema nervoso autônomo divide-se em 2 classes:
2.1. SNA Simpático
A sua função é de