Sistema nervoso autônomo e aula de educação fisica
911212686 - GRACIELE SANTOS PEREIRA
911202465 - LEANDRO ALVES DOS SANTOS
411201719 - REGINALDO FRANKLIN SIMOES
911206567 - SERGIO ANTONIO PROETTE JUNIOR
911210850 - THAMIRES LOBATO BARBOZA
911200341 - TIAGO APARECIDO DA SILVA
911203239 - VAGNER AGNOLETTO DOS SANTOS
Vamos explanar as atividades do Sistema Nervoso Autônomo em uma aula de Educação Física para o Ensino Fundamental I – 4ª Série.
A aula consiste em recreação com pega-pega mico-preto, onde há um pegador e a criança que for pega também será pegadora, porém terá que sentar ao chão, exatamente onde foi pega e poderá pegar os colegas apenas estendendo os braços. O primeiro pegador continua como antes, correndo atrás dos coleguinhas.
Vamos tentar em nossa explanação mostrar a ação do Sistema Nervoso Autônomo apenas nas crianças que estão “fugindo”.
O nosso primeiro entendimento foi que o Sistema Nervoso Autônomo (neurovegetativo) é subdividido em dois grandes subsistemas: Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático e que estes trabalham de forma antagônica. O Sistema Nervoso Simpático, que nesse momento é o que estará em maior evidência em nosso trabalho, está relacionado ao mecanismo de “luta e fuga”, ou seja, quando a pessoa se sentir em situação de risco, estresse, medo, pronto para brigar ou fugir e também durante atividades físicas.
A professora escolhe o pegador e avisa que ao seu comando todos devem começar a correr. Ninguém quer ser pego, têm que fugir o mais rápido possível, então entra em ação o Sistema Nervoso Simpático que irá preparar a criança para tal:
A frequência cardíaca nesse momento aumenta para levar mais sangue aos músculos, para que eles ganhem mais força e velocidade; por outro lado; há uma demanda de oxigênio, então o Sistema Nervoso Simpático (SNS) promove o aumento da frequência respiratória ocasionando maior ventilação pulmonar. Mas para que os músculos recebam esse aumento de volume de sangue o SNS faz com que aconteça a vasodilatação na