Sistema nervoso autonomo
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO – NOTURNO
SAMANTA TALITA CURTULO
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
RIO CLARO
2014
SAMANTA TALITA CURTULO
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
RIO CLARO
2014
Conceito
Esse sistema atua de forma autônoma, controlando função involuntária de diversos órgãos (vísceras), a maior parte de sua atividade não chega ao córtex. Comanda mecanismos que não pode ser mudado pela consciência, como secreção de glândula, batimento cardíaco, etc.
Esse sistema é regulado por centros medulares, pelos núcleos do tronco encefálico como também pelo hipotálamo.
As fibras viscerais conduzem o impulso nervoso originando nas vísceras. Tais impulsos não se tornam conscientes, impulsos aferentes inconscientes, geram vários reflexos viscerais ou viscero-somáticos. Para detecção os mais conhecidos são: seio carotídeo e glomo carotídeo.(bifurcação da carótida). Alguns desses impulsos se tornam conscientes no caso de fome, sede, dor. A diferença entre a sensibilidade somática é o fato de não ter localização exata da víscera.
Os impulsos nervosos so SN autônomo chegam aos músculos liso, estriado e cardíaco ou glândulas, involuntário. Temos 2 neurônios unindo o SN central do órgão efetuador. Um deles tem o corpo dentro do SN central e outro no SN periférico e fora do SNC, são corpos chamados glânglios, esses são pós-ganlgionares e os pré-ganglionares(dentro do SNC).
Organização geral
Neurônios pré e pós ganglionares são os elementos fundamentais da organização da parte periférica. No tronco encefálico (pré), formam núcleo de origem de nervos cranianos, como o nervo vago.
Eles estão dispostos T1 à T12, L1 e L2 e medula sacral S2, S3 e S4.
T1 a L2- coluna lateral situada entre coluna anterior e posterior da substância cinzenta. O axônio do neurônio pré-ganglionar forma a fibra pré-ganglionar. Tais estão localizados nos gânglios