SISTEMA NERVOSO AUTONOMO E MOTOR
O sistema nervoso motor (eferente) tem dois componentes, o autônomo e o somático.
Sistema Nervoso Autônomo
Sistema involuntário que controla e modula as funções em especial dos órgãos viscerais.
Cada via é composta por dois neurônios, o pré-ganglionar (corpo do neurônio no SNC e axônio fora no SNC fazendo sinapse com o pós-ganglionar) e o pós-ganglionar (axônio do neurônio na periferia, fazendo sinapses com órgãos efetores viscerais e os seus dendritos em direção ao SNC (mas fora dele), fazendo sinapse com os axônios pré-ganglionares).
Pré-ganglionares: Todos liberam acetilcolina (ACh).
Pós-ganglionares: Liberam ACh ou norepinefrina (em alguns raros casos neuropeptídeos).
É dividido em simpático e parassimpático.
Os neurônios pré-ganglionares simpáticos se originam na porção toracolombar da medula espinal.
Os neurônios pré-ganglionares parassimpáticos se originam no tronco encefálico e na medula espinal sacra.
Simpático: Os neurônios pós-ganglionares podem ser adrenérgicos – maioria - (liberam norepinefrina como neurotransmissor para os adrenorreceptores dos órgãos efetores) ou, colinérgicos (liberam ACh como neurotransmissor para os colinorreceptores).
Parassimpático: Os neurônios pós-ganglionares são majoritariamente colinérgicos (liberam ACh como neurotransmissor para os colinorreceptores).
OBS: Existe um terceiro tipo, não adrenérgico e não colinérgico que está associado ao trato gastrointestinal (pós-ganglionares parassimpáticos) que libera peptídeos ou outras moléculas como neurotransmissores.
Diferentemente do sistema nervoso somático, no sistema nervoso autônomo os neurônios pós-ganglionares que inervam os órgãos efetores, formando as junções neuroefetoras, formam uma malha ramificada e difusa (pode haver sobreposições de modo que um tecido alvo pode ser inervado por vários neurônios pós-ganglionares). Nos ramos estão presentes estruturas chamadas de varicosidades, essas estruturas são sítios de síntese, armazenamento e