SISTEMA NACIONAL FINANCEIRO
O sistema Financeiro nacional tem a função de controlar todas as atividades ligadas ao dinheiro dentro do nosso país. Dentro dele existem várias instituições e órgãos que tem como finalidade fiscalizar e controlar a nossa moeda.
Dentro do sistema nacional Financeiro existem vários grupos, uns dos principais se chama Conselho Monetário Nacional, dentro dele são tomadas decisões muito importantes para que o Brasil funcione de forma saudável. O conselho monetário tem dentro dele integrantes importantes, um deles se chama Banco Central do Brasil, que tem como responsabilidade a produção do nosso dinheiro, ou seja, papel-moeda e da moeda metálica, ele exerce um trabalho de fiscalização nas instituições financeiros do nosso país. É considerado o banco mais importante do Brasil, pois é o banco dos bancos, que realiza operações bancárias, empréstimos, cobrança dos créditos dos bancos.
A quem diz que o sistema financeiro nacional existe para algumas entidades se organizarem, para assim manter a maquina do governo funcionando normalmente. Dividido em duas partes, subsistema de supervisão e subsistema operativo.
O subsistema de supervisão tem como finalidade se responsabilizar por fazer regras para definir parâmetros para transferência de recursos entre uma parte e outra, também supervisiona o funcionamento de instituições que fazem parte da intermediação da atividade monetária, e é formado por várias instituições que são elas, Conselho Monetário Nacional, Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Conselho Nacional de Seguros Privados, Superintendência de Seguros Privados, Brasil Resseguros (IRB), Conselho de Gestão da Previdência Complementar e Secretaria de Previdência Complementar. Já o subsistema operativo, tem como responsabilidade tornar que as regras de transferências de recursos definidas pelo primeiro subsistema sejam possíveis. Dentro dele há varias