sistema musco esqueletico
SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO: OSSO - tecido orgânico formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo) caracterizado por uma matriz extra-celular endurecida pela presença de compostos de cálcio em suas estruturas. Muda constantemente - desempenha várias funções.
ESQUELETO - conjunto de todos os ossos do corpo. provê força, estabilidade e uma base de sustentação para que os músculos trabalhem e produzam o movimento.
SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO - composto de esqueleto, músculos, tendões, ligamentos e outros componentes das articulações.
MÚSCULOS: Estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de produzir movimento. Feixes de fibras que apresentam a propriedade de contração.
Transformam energia química em energia mecânica, para movimentar todos os ossos a que estão ligados. A estrutura muscular constitui a parte "carnosa" do corpo, formada por células conhecidas como MIOFIBRILAS, ou FIBRAS MUSCULARES.
Formados por células bastante compridas e polinucleadas, com núcleos localizados sob o sarcolema - membrana plasmática das células do tecido muscular e envolve o sarcoplasma, que é o citoplasma da célula muscular.
Geralmente, estão cercadas de tecido conjuntivo, que une umas as outras e transmitem a força produzida pelos músculos aos ossos, ligamentos e outros órgãos executores de movimento.
Funcionam pela contração e extensão das suas fibras.
Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela sua contratilidade.
Contração Muscular: A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do SNC - conduzido ao músculo através de um nervo.
Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.
ETAPAS DA CONTRAÇÃO MUSCULAR: Despolarização do sarcolema
Estimulação do retículo sarcoplasmático e;
Ação do cálcio e de