Sistema massa mola
Aula Prática – Laboratório
Sistema Massa - Mola
Coronel Fabriciano
Maio / 2013
Euteon Araújo Junior
Guilherme Assis Santos
Ismael de Assis Guimarães
Jackson Ribeiro de Oliveira
Vinicius Carvalho Araújo Coura
Aula Prática – Laboratório
Sistema Massa – Mola
Prática realizada sob a supervisão do Proº Wagner de Castro, relativo a disciplina de Física l.
Coronel Fabriciano
Maio / 2013
INTRODUÇÃO
Trata-se de um corpo de massa m preso á extremidade de uma mola cuja outra extremidade se encontra fixada em outro corpo ou á um ponto fixo (uma parede por exemplo). Quando não há forças atuando sobre o corpo, o sistema encontra-se em equilíbrio. A partir do momento em que se imprime uma força ao corpo, o comprimento da mola sofre uma variação e a mola reage com uma força denominada força elástica, cujo módulo é dado pela Lei de Hooke:
F = - K . X
Onde k é a constante elástica da mola e x é a variação do comprimento (deformação). O sinal negativo deve-se ao fato de que, adotando como referência o sentido da força aplicada como sendo positiva, a força elástica tem sentido oposto.
E para se obter o valor da constante da mola é dado por:
K = ∆F ∆X
Onde ∆F é a variação da força exercida sobre a mola, dada em Newton e ∆X é a variação do tamanho da mola, dada em metro.
OBJETIVO
O desenvolvimento prático teve como objetivo determinar experimentalmente a constante elástica de uma mola (constante de Hooke) e a constante da mola, através de instrumentos e montagens simples.
DESENVOLVIMENTO
Material utilizado: * 1 haste de apoio * 1 régua dividida em milímetros * 4 pesos distintos * 1 suporte para pesos * 1 mola de aço.
Procedimento:
Montou-se o equipamento de forma