sistema locomotor
Respostas a partir da 27:
27 – A tuberosidade sacral reduz a mobilidade da articulaçao sacroiliaca, aumentando a estabilidade dessa articulação? Em que fase da vida esta tuberosidade se altera para se ajustar a função?
R: Após os 20 anos de idade que se reduz a mobilidade assim garantindo a resistencia e estabilidade , transmitindo o peso do corpo para as articulações sacroíliacas.
28- Que estruturas tipicas da vértebra sacral se fundem para formar a crista sacral mediana,medial e lateral?
R: Pelas vértebras s1,s2,s3,s4,s5 que se fundem formando a crista sacral.
29- Qual o conteudo do canal sacral?
R: Contém o feixa de raízes dos nervos espinais originadas abaixo da vértebra L1, conhecida como cauda equina que desce após o término da medula espinal. Na face pélvica e dorsal do sacro, há normalmente quatro pares de forames sacrais para a saída dos ramos posteriores e anteriores dos nervos espinais.
30- Que artéria passa pelo forame transversário? Qual sua origem e território de irrigação?
R: A arteria vertebral origina-se da primeira parte da artéria subclávia e ascende no espaço piramidal formado entre o músculo escaleno e os músculos longos do pescoço e da cabeça. No ápice desse espaço, a artéria segue profundamente e atravessa os forames dos processos transversários das vértebras C1 e C6.
31- Onde se situa e qual a função do processo acessório de uma vértebra lombar? R: Na superficíe posterior da base de cada processo transverso há um pequeno processo acessório que permite a fixação dos músculos intertransversários.
32- Onde se situa e qual a função do processo mamilar de uma vértebra lombar?
R: Na superfície posterior dos processos articulares superiores, há processos mamilares, que permitem a fixação dos músculos multifidos e intertransversários.
33- Que ligamento fixa-se ao tubérculo conóide?
R: O tubérculo conóide, perto da extremidade acromial da clavícula, é o local de fixação do ligamento