Sistema Locomotor
O sistema esquelético sustenta, protege os órgãos internos, armazena minerais e íons e produz células sanguíneas.
O crânio é a estrutura mais complexa do esqueleto, compreendendo o neurocrânio, que protege o encéfalo, e o esplancnocrânio, que forma a face.
A coluna vertebral sustenta o corpo, é constituída por 33 vértebras que se alternam com discos intervertebrais permitindo flexibilidade ao tronco. Ossos
Os ossos são formados por tecido conjuntivo e as suas células são distribuídas em três grupos: osteócitos, osteoblastos e osteoclastos.
O esqueleto é composto de aproximadamente 206 ossos e com peso aproximado de 10 a 12 kg. Apesar de ser uma estrutura relativamente leve é extremamente resistente. Precisamos compreender o sistema ósseo como possuidor de importantes funções como: suporte de partes moles (caso dos membros inferiores), alojamento e proteção à medula óssea (caso da coluna vertebral), apoio dos músculos esqueléticos (caso da caixa torácica), realização do sistema de alavancas (caso da maioria dos movimentos) e um depósito e cálcio, fosfato e íons.
Os ossos costumam ser classificados em tipos básicos, de acordo com seu formato e estrutura:
Longos: Seu comprimento supera a sua largura. EX.: Fêmur, úmero.
Curtos: Comprimento e largura aproximadamente iguais. Ex.: Carpo e tarso.
Chatos: Planos e ligeiramente recurvados, de aspecto laminar. Ex.: Costelas e omoplata
Irregulares: Todos que saem dos padrões acima relacionados. Ex.: osso temporal, vértebras.
Estrutura dos ossos longos
Epífise: São as extremidades dos ossos f ormados por osso esponjoso recoberto por osso compacto. São recobertos por cartilagens que diminuem o atrito durante os movimentos.
Diáfise: Porção do osso localizado entre as epífises, recoberta pelo periósteo e