Sistema Locomotor - veterinária
1. ALTERAÇÕES POST-MORTEM
Vistas na primeira aula. E serão vistas novamente em breve.
2. DISTÚRBIOS DO CRESCIMENTO
Atrofia (hipotrofia ou falta de crescimento): tipo de resposta à agressão. Não necessariamente chega a ser uma lesão porque é uma resposta reversível. Processo adaptativo. Redução da massa muscular (redução do diâmetro da miofibra). Autofagia. Sem dano ao sarcolema. Pode afetar os tipos de fibra seletivamente. Alteração reversível. Há diminuição da energia utilizada pelo músculo. A redução da massa muscular como um todo é reflexo da diminuição do diâmetro da fibra. Existem vários tipos de atrofia:
Atrofia por denervação (ou desnervação): extensão variável de acordo com o dano (dano na inervação, fibras por falta de estímulo atrofiam). Hipertrofia compensatória (aumento da carga de trabalho nas fibras que não foram afetadas). Geralmente ocorre fibrose endomiseal como resposta associada. Atrofia mais proeminente em comparação aos outros tipos.
Atrofia por desuso: claudicação dolorosa, fratura óssea, imobilização do membro. Não ocorre hipertrofia compensatória porque não tem carga de trabalho.
Atrofia da caquexia (animal desnutrido): proteínas musculares como fonte de nutrientes para o corpo. Doença crônica, neoplasia (principalmente). Afetam principalmente fibras do tipo 2.
Atrofia por doença endócrina: hipotireoidismo e hipoadrenocorticismo em cães. Fibras do tipo 2. Não ocorre hipertrofia compensatória porque na doença endócrina o estímulo é sistêmico.
Atrofia miopática: muitas doenças que afetam os músculos, por motivos diversos, podem causar atrofia.
Hipertrofia
Hipertrofia x Hiperplasia
Hipertrofia: aumento do tamanho, sem multiplicação de células. Hiperplasia: multiplicação do número de células.
Hipertrofia fisiológica. Resposta à carga de trabalho. Mais sarcômeros, mais miofilamentos, mais miofibrilas dentro da mesma célula.
Hipertrofia compensatória: quando tem uma lesão com fibras