Sistema linfático
O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos, na qual produzem e transportam uma substância chamada linfa dos tecidos para o sistema circulatório, ou seja, é constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes as veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o reconduzindo-o a circulação sanguínea.
Funções do Sistema Linfático
* Retorna substâncias vitais, como proteína do plasma, a corrente sanguínea a partir de tecidos do corpo. * Ajuda a manutenção do equilíbrio de fluido, drenando- o dos tecidos do corpo. * Auxilia a defesa do corpo contra substâncias que produzem doença.
Estruturas Envolvidas
* Vasos linfáticos * Gânglios linfáticos * Linfonodos * Troncos linfáticos * Ductos linfáticos * Órgãos linfóides: Baço, Tonsilas e Timo.
Funções das Estruturas
* Vasos linfáticos: Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido, que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue, chama-se linfa. * Gânglios linfáticos: São pequenos órgãos que filtram a linfa. * Linfonodos: Filtragem e depuração da linfa. * Troncos Linfáticos: São coletores terminais, que transportam a linfa para o sistema venoso. * Ductos linfáticos:
- Ducto linfático direito: Esse ducto conduz a linfa para circulação sangüínea nas seguintes regiões do corpo: lado direito da cabeça, do pescoço e do tórax, do membro superior direito, do pulmão direito, do lado direito do coração e da face diafragmática do fígado.
- Ducto torácico: conduz a linfa da maior parte do corpo para o sangue. * Órgãos linfóides:
- Baço: Fagocita partículas estranhas (macrófagos), restos celulares e eritrócitos velhos do sangue. - Tonsilas: Produzem linfócitos.
- Timo: Importante local imunológico em uma criança; produção de