Sistema linfático
O sistema linfático segundo Guyton, é um caminho acessório pelo qual o liquido pode fluir dos espaços intersticiais para o sangueo. Este sistema que esta presente em quase todo o corpo, se encarrega de transportar proteínas e até mesmo grandes partículas para fora dos espaços teciduais, função a qual o sistema sanguíneo não pode realizar. O sistema linfático funciona como um dreno, juntamente com o sistema vascular exerce a função de de manter o equilíbrio hídrico e proteico tissular, assim como um removedor de excesso de detritos celulares, moléculas protéicas e outros materiais dos espaços teciduais.
Dentre os vários componentes do sistema linfático podemos citar: os capilares linfáticos, vasos pré coletores, troncos linfáticos, ductos linfáticos, linfonódulos e a linfa ( do latim água nascente
/pura) que é o componente principal do sistema. Além de ser considerada como um dos líquidos mais puros do organismo, apresenta uma coloração clara e limpada, não coagula igual ao sangue, fazendo com que lesões em suas estruturas espoliem o individuo rapidamente.
2.0 Componentes do Sistema Linfático.
2.1 Capilares Linfáticos.
Os capilares linfáticos são finos e possuem em sua constituição celulas endoteliais, que sobrepostas funcionam como válvulas para impedir o refluxo da linfa, que penetra os capilares durante os processos de difusão no liquido intersticial, controlando a entrada de líquidos e trabalhando na absorção de macromoleculas.
2.2 Vasos pré coletores.
Similar aos capilares, os vasos pré coletores são repletos de válvulas responsáveis pela asseguridade do fluxo linfático em uma direção determinada, possuindo em sua constituição tecido conjuntivo com estruturas elásticas, musculares e inervadas. Com essas caracteristicas os vasos pré coletores podem garantir o fluxo por meio de distensão e extensão, expulsando assim a linfa para o próximo linfangion (espaço compreendido entre uma válvula e outra).
2.3 Troncos linfáticos