sistema linfático
Os vasos linfáticos estão distribuídos por todo o corpo, localizam-se entre as células dos tecidos. Nestas células fica retida certa quantidade de líquido, que extravasa pelos capilares. Dessa forma, o sistema linfático entra em ação, captando esse excesso de líquido e devolvendo-o para a corrente sanguínea. Para que esse procedimento seja possível, o liquido e direcionado para ductos linfáticos localizados na região torácica, e que se unem a duas veias chamadas de subclávia.
Os vasos linfáticos também são responsáveis pela absorção de gorduras do intestino, transportam resíduos para serem eliminados, e ajudam na defesa do organismo contra agentes estranhos. Em certos locais desses vasos, há a presença de linfonodos, conhecidos como nódulos linfáticos, que funcionam como uma espécie de filtro, que retira os micro-organismos que podem estar presente no fluido transportado pelos vasos linfáticos, e destruindo-os. Para que os linfonodos possam identificar o corpo estranho eles se multiplicam, aumentando o numero de linfócitos e macrófagos em seu interior.
A circulação linfática é responsável pela absorção de dendritos, sangue e macromoléculas, que são produzidas pelas células durante o nosso metabolismo, ou aquelas que não conseguem ser absorvidas pelo nosso organismo.
A linfa é coletada pelo sistema linfático por difusão dos capilares linfáticos, retornando para dentro do sistema circulatório. A linfa consegue percorrer o sistema linfático devido às contrações dos músculos, da pulsação das artérias. Se casa houver uma obstrução, o líquido fica acumulado, o correndo um inchaço que denominamos de edema. A diferença que ocorre entre os vasos sanguíneos e os linfáticos, é que na