SISTEMA LINFATICO
É uma rede complexa de órgão linfoide, linfonoides, ductos, tecidos, capilares e vasos linfáticos que produzem e transportam a linfa dos tecidos para o sistema circulatório, ou seja, ele é constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias que se distribuem por todo corpo e recolhem o liquido tissular que não retorna aos capilares sanguíneos filtrando-o e reconduzindo-o até a circulação sanguínea. Representa uma via acessória na qual pode fluir líquidos dos espaços intersticiais para o sangue. É um componente do sistema imunológico, que colabora com os glóbulos brancos para a proteção contra as bactérias e os vírus invasores. O sistema linfático coleta a linfa por difusão, através dos capilares linfáticos e o conduz para do sistema linfático. Representa também uma via assessoria onde pode fluir liquido dos espaços intersticiais para o sangue, podem transportar proteínas e grandes partículas de material para longe dos espaços dos tecidos, nenhuma das quais pode se removida pela absorção direta para o sangue capilar.
Canais Linfáticos do Corpo
Quase todos os tecidos do corpo têm canais linfáticos que drenam o excesso de liquido direto dos espaços intersticiais, são poucos os tecidos que não possuem drenagem dos líquidos. Toda a linfa inferior do corpo flui para cima através do ducto torácico e se esvazia dentro do sistema venoso na junção da veia jugular interna esquerda com a veia subclávia. A linfa do lado esquerdo da cabeça, do braço esquerdo e das partes da região do peito também entra no ducto linfático antes de se esvaziar dentro das veias. A linfa do lado direito do pescoço, da cabeça, do braço, e das partes do tórax entram no ducto linfático direito, que então se esvazia dentro do sistema venoso na junção da veia subclávia direita e da veia jugular interna.
Capilares Linfáticos A maior parte do liquido que é filtrado dos capilares arteriais flui entre as células e é reabsorvido novamente para dentro das