Sistema Linfatico
CONSISTE DE ÓRGÃOS LINFÓIDES (TONSILAS, TIMO, BAÇO E LINFONODOS) QUE PARTICIPAM DA RESPOSTA IMUNE E VASOS LINFÁTICOS QUE COLETAM O LÍQUIDO INTERSTICIAL (PARTE QUE O SISTEMA CARDIOVASCULAR NÃO FOI CAPAZ DE COLETAR) E O TRANSPORTA PARA O SISTEMA CARDIOVASCULAR.
O SISTEMA LINFÁTICO ESTÁ INTIMAMENTE RELACIONADO ANATÔMICA E FUNCIONALMENTE AO SISTEMA CARDIOVASCULAR. O LÍQUIDO INTERCELULAR RESIDUAL É COLETADO PELO SISTEMA LINFÁTICO IMPEDINDO A FORMAÇÃO DE EDEMA (ACÚMULO DE LÍQUIDO INTERCELULAR E PROTEÍNAS PLASMÁTICAS).
O SISTEMA LINFÁTICO É UM SISTEMA DE MÃO ÚNICA, ELE SOMENTE RETORNA O LÍQUIDO INTERSTICIAL PARA A CORRENTE CARDIOVASCULAR.
FUNÇÕES DO SISTEMA LINFÁTICO
DESTRUIÇÃO DE BACTÉRIAS E REMOÇÃO DE PARTÍCULAS ESTRANHAS (FAGOCITOSE)
RESPOSTAS IMUNES ESPECÍFICAS (PRODUÇÃO DE ANTICORPOS)
RETORNO DO LÍQUIDO INTERSTICIAL (IMPEDE O EDEMA, MANTÉM O VOLUME SANGUÍNEO).
ANATOMIA DO SISTEMA LINFÁTICO
LINFA
APÓS PENETRAR NOS VASOS LINFÁTICOS, O LÍQUIDO INTERCELULAR PASSA A SER CHAMADO DE LINFA. A LINFA É COMPOSTA DE ÁGUA, ELETRÓLITOS E PROTEÍNAS PLASMÁTICAS (PODENDO CONTER PARTÍCULAS GRANDES TAIS COMO MICROORGANISMOS) E DIFERE DO SANGUE POR NÃO POSSUIR CÉLULAS SANGUÍNEAS. POSSUI COLORAÇÃO AMARELADA A ESBRANQUIÇADA. AO PASSAR POR TECIDOS LINFÓIDES PASSA A TER EM SUA COMPOSIÇÃO A PRESENÇA DE LINFÓCITOS, O QUE A DIFERENCIA DO LÍQUIDO INTERSTICIAL.
CAPILARES
AS PAREDES DOS CAPILARES LINFÁTICOS SÃO COMPOSTAS POR UM ENDOTÉLIO DE CÉLULAS ENDOTELIAIS UNIDAS FROUXAMENTE ENTRE SI, NUM ARRANJO ESTRUTURAL DE FUNÇÃO VALVULAR MAIS PERMEÁVEL QUE OS VASOS SANGUÍNEOS.
A PRESSÃO DO LÍQUIDO INTERSTICIAL DOS TECIDOS EMPURRA A MARGEM DESSAS CÉLULAS ENDOTELIAIS PARA DENTRO, PERMITINDO QUE O LÍQUIDO ENTRE NOS CAPILARES LINFÁTICOS. UMA VEZ DENTRO DO CAPILAR O LÍQUIDO NÃO CONSEGUE RETORNAR AO TECIDO, POIS FORÇA AS BORDAS DAS CÉLULAS ENDOTELIAIS A SE JUNTAREM. OS CAPILARES SÃO PARTICULARMENTE ABUNDANTES NA DERME.
VASOS LÁCTEOS OU QUILÍFEROS –