sistema linfatico
Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas
METROCAMP
Educação Física e Esporte -- 6º Semestre
Licenciatura
SISTEMA LINFÁTICO
O sistema linfático humano necessita de um movimento contínuo para funcionar adequadamente. Como o sistema é transporte de células imunes e anticorpos, este que fornece as condições para fortalecer o sistema imunológico de forma ativa. A linfa percorre o sistema linfático graças a débeis contrações dos músculos, da pulsação das artérias próximas e do movimento das extremidades. Todos os vasos linfáticos têm válvulas unidirecionadas que impedem o refluxo, como no sistema venoso da circulação sanguínea. Se um vaso sofre uma obstrução, o líquido se acumula na zona afetada, produzindo-se um inchaço denominado edema.
O sistema linfático é constituído por órgãos linfáticos, capilares linfáticos, pela linfa e por uma rede de vasos linfáticos distribuídos por todo o corpo. Esse sistema está presente nos vertebrados e pertence ao sistema circulatório. Sua função é contribuir para o transportede substancia pelo corpo e, além disso, atua na defesa do organismo contra infecções e agentes externos.
A linfa é um liquido transparente formado pelo plasma sanguíneo e os glóbulos brancos, é recolhida pelos vasos linfáticos e transportada até o coração em sentido unidirecional e filtrada pelos gânglios linfáticos. Após a filtragem, a linfa é liberada na corrente sanguínea. Os capilares são vasos poucos densos que quando se unem aos vasos linfáticos, formam dois ductos, o ducto torácico e o ducto linfático, que desembocam na veia subclávia direita. Os gânglios linfáticos são formados por um tecido conjuntivo hematopoiético linfoide e a sua origem se dá na medula óssea. Estão localizados em diversas partes estratégicas do corpo como pescoço, axilas, virilhas, tórax e cavidade abdominal, pois essas áreas drenam várias regiões superficiais e profundas do organismo.